Construinova Engenharia
  • Segurança

    CREA - BA
  • Qualidade

    Normas ABNT
  • Inovação

    Tecnologia BIM

O assunto abordado neste artigo é conhecido por todos, mas negligenciado por muitos. A inspeção predial na cidade de Salvador por profissional habilitado do CREA se tornou obrigatória, mediante a lei 5.097, desde 2001. A engenharia deve ser aliada das edificações da cidade, a fim de garantir a durabilidade e conservação desses patrimônios. Mas, por que há tanto descuido?

Em nossa experiência cotidiana, nos deparamos com diversas situações. Locais que passaram pela última manutenção – acreditem – há mais de 20 anos. Às vezes, por desconhecimento. Às vezes, por negligência das gestões que os administraram ao longo dos anos. Mas todos possuem um fator em comum: a degradação da estrutura e seus sistemas componentes, gerando reações em cadeia e tornando a vida no local muito inconveniente. Infiltrações, desplacamentos de revestimentos, desconfortos visuais, problemas hidráulicos, elétricos... Podemos passar horas citando as problemáticas que surgem. No período chuvoso da cidade, então, a busca por paliativos cresce exponencialmente.

Mas onde iniciar a manutenção de uma estrutura que possui diversos pontos críticos? Por que paliativos não são interessantes? Essas perguntas são corriqueiras no dia a dia da maioria das edificações de Salvador. Daí, surge a importância do seguimento de um plano de manutenção e da inspeção predial. A inspeção consiste em uma análise da edificação em seus pontos chave, ou seja: em sua estrutura (seja ela em concreto armado, aço, madeira, ou qualquer outro material) e seus sistemas componentes (fachadas, sistemas hidráulicos, sistemas elétricos, alvenarias de vedação, cobertura, reservatórios, entre outros).

Após a realização da vistoria, o engenheiro civil emite um laudo técnico ou relatório técnico de inspeção.O objetivo desse laudo é informar a situação de todos os elementos vistoriados, apontar possíveis falhas de desempenho, estimar a durabilidade restante dos materiais analisados e propor planos de manutenção (ou corretivos) para o local. É fato: uma edificação que obedece a lei de inspeção, economiza futuramente com sua manutenção. A maioria dos locais ignora essa recomendação, entende como um gasto desnecessário e só procura o serviço quando a estrutura apresenta iminência do colapso. O preço de um reparo estrutural pode ser até cem – sim, tudo isso – vezes mais caro que o preço de um serviço de manutenção ordinário.

E aí, já se convenceu da importância da inspeção e elaboração do laudo técnico? Conta pra gente sua experiência e solicite o agendamento de uma visita. Aqui, não fazemos obra, fazemos engenharia.

Sobre o Autor

Guilherme Teixeira Postado em 20 de julho de 2020

Eng. Civil

Posts Relacionados